Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


sábado, 18 de abril de 2009

Câncer de próstata e auto-exame prestenção homaiada u negoço e sero


A próstata é uma glândula, localizada na saída da bexiga, por onde atravessa a primeira porção da uretra, que é o canal que leva a urina da bexiga para o meio externo.

A próstata contribui para a formação do líquido seminal, que é a maior parte do líquido liberado junto com a ejaculação. Portanto a uretra do homem além de ser a passagem de urina, por ela também pode passar o líquido seminal juntamente com os espermatozóides vindos do testículo.

Pode-se distinguir na próstata uma porção glandular e central, que é por onde passa a uretra, e outra predominantemente fibrosa, que envolve a glândula, chamada de cápsula.

O câncer de próstata é bastante comum em homens, mais especificamente entre os que estão na faixa etária de 15 a 40 anos. É recomendável que todos os homens façam o auto-exame pelo menos uma vez ao ano e que procure o médico se sentir qualquer um desses sintomas:

· Anemia, indisposição, perda de peso, inapetência;

· Dores ósseas;

· Fraturas patológicas;

· Perda de força muscular e paraplegia;

· Obstrução urinária;

· Insuficiência renal obstrutiva;

· Sangramento urinário.

Auto-Exame deve ser utilizado como método preventivo

Deve ser feito em pé após um banho quente, pois é quando a pele da bolsa escrotal esta mais relaxada. Deve-se observar qualquer alteração no tamanho, sensação de peso, dor no abdômen, na virilha ou nos testículos ou líquido no escroto.

O pênis também deve ser investigado quanto a manchas esbranquiçadas, feridas ou caroços, secreções e mau cheiro.

Fatores de risco

. Idade entre 15 e 40 anos.

. Ausência de descida dos testículos (criptorquidia). Em cerca de 3% das crianças do sexo masculino, os testículos não apresentam a descida normal desde o abdome até a bolsa escrotal antes do nascimento. Nesses pacientes, observa-se um risco elevado de câncer no testículo acometido e até mesmo no testículo localizado na bolsa.

. História familiar.

. Raça e grupo étnico. O risco de câncer de testículo é maior entre os brancos americanos.
fonte [http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=1756]

Nenhum comentário: