Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


sexta-feira, 20 de março de 2009

“O HOMEM SEM ROSTO"ce vç ler vç vai se surprende dimais da conta


Anos atrás um homem muito trabalhador resolveu levar sua família do cidade de Nova York - USA para a Austrália, aproveitando uma oportunidade de emprego.
Um dos membros da família desse homem era um jovem e belo rapaz, que aspirava trabalhar num circo, como trapezista, ou ser ator. E este jovem enquanto aguardava sua
oportunidade, trabalhava no cais do porto, local situado na pior parte da cidade.

Numa noite, ao voltar a pé para casa, o jovem foi atacado por cinco bandidos assaltantes. Ao invés de apenas entregar-lhes o dinheiro, o jovem resistiu. Apesar de serem bem maiores do que ele, começaram a lhe bater até deixá-lo disforme. Eles esmagaram seu
rosto, com suas botas; chutaram e bateram, brutalmente, em seu corpo, com tacos. Quando
a polícia, finalmente, conseguiu encontrá-lo, caído na estrada, consideraram-no morto e
chamaram o carro do necrotério. A caminho, um policial o ouviu tentando respirar e,
imediatamente, levaram-no para a emergência do hospital mais próximo.

Quando foi colocado na maca, uma enfermeira, para seu horror, notou que o jovem não tinha mais um rosto. Cada uma das órbitas oculares estavam esmagadas, seu crânio, pernas e braços estavam fraturados, seu nariz estava literalmente pendurado em sua face, todos os seus dentes haviam se partido e sua mandíbula estava separada de seu crânio.
Embora sua vida houvesse sido poupada, ele passou cerca de um ano no hospital. E quando saiu, seu corpo estava recuperado, mas seu rosto era algo repulsivo de se olhar. Ele não era mais o bonito jovem que todos admiravam.

Quando começou a procurar por emprego, era recusado por todos,devido à sua aparência. Mas um empregador lhe sugeriu que participasse do espetáculo de bizarros num circo, cujo nome seria
"O HOMEM SEM ROSTO”.

E ele fez isso durante algum tempo. Mas ele continuava sendo rejeitado e ninguém queria ser visto em sua companhia. Ele chegou a ter pensamentos suicidas. E isso prosseguiu assim, por cerca de 5 anos. Um dia, ele passou diante de uma igreja e pensou em alcançar algum alívio ali. Entrando na igreja, encontrou um padre, que o viu soluçando, enquanto rezava ajoelhado.

O padre, piedosamente levou-o até a sacristia, para conversar. Estava tão impressionado, a ponto de dizer que faria tudo que lhe fosse possível para restaurar
sua dignidade e sua vida. O jovem começou a freqüentar a missa e a comungar assiduamente. Sempre agradecia e pedia a Deus que lhe desse paz de espírito e a graça de ser o melhor homem que ele pudesse, aos Seus olhos. O Padre, através de contatos pessoais, foi capaz de assegurar os serviços do melhor cirurgião plástico da Austrália, sem custo algum.

O próprio médico cirurgião estava impressionado com o posicionamento desse jovem, a respeito de sua vida. Pois mesmo tendo experimentado o pior, estava cheia de positivismo e amor. A cirurgia foi um milagre. O melhor serviço dentário foi providenciado para ele. O jovem tornou-se tudo que ele prometera a Deus. E também foi abençoado com uma bela esposa, muitos filhos e sucesso profissional. Até hoje ele dá testemunho publicamente.

Você faz idéia de quem é este jovem?

Trata-se de “MEL GIBSON”

E o resto da historia todos já sabemos.
Sua vida foi inspiração para a produção do filme "O HOMEM SEM FACE ( The Man
Without Face)


Ele é admirado por todos, como um homem temente a Deus, conservador e um exemplo de

coragem. Surpreendente!
Acho que muita gente não sabia disso, mas não deixa de ser um relato por demais gratificante. O Padre que ajudou o Mel Gibson foi apenas um instrumento usado por DEUS para sua recuperação e sucesso, acredite, Deus vai preparar um instrumento pra cada um de nós. Pois DEUS é amor e justiça, basta confiar!
Fé em Deus, para Ele não há impossíveis!

MUITA LUZ E PAZ NO SEU CORAÇÃO!
E ESPERO QUE VOCÊ POSSA TER
UM EXCELENTE DIA, NÃO SÓ O DIA DE HOJE...
MAS SIM QUE TODO FINAL DE SEMANA SEJA
MARAVILHOSO!!!

Nenhum comentário: