Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


sábado, 21 de março de 2009

DICAS - MEDIDAS


Pensa que é bobagem? Não é não.
Medidas padronizam suas receitas pra que sempre tenha o mesmo resultado e todas as receitas que vc encontra em uma revista de qualidade, receitas de grandes empresas, receitas de sites maravilhosos como o Bem Feitinho, rssssss são todas feitas adotando medida padrão, veja como!

Como medir corretamente os ingredientes:
Utilize sempre as medida padrão.
Para medir os ingredientes farináceos (farinha de trigo, açúcar, fubá, maisena, fermento em pó, chocolate em pó, sal, polvilho, araruta, fécula etc):

peneire cada ingrediente seco separadamente, não aproveitando o conteúdo que ficou na peneira.
Coloque a medida padrão (Ex.: xícara de chá) sobre uma superfície lisa e, com o auxílio de uma colher, encha a medida.
Não dê pancadinhas nem pressione o ingrediente com a colher, para que não ocorra a compactação.

Nivele o conteúdo, passando nas bordas da medida as costas da lâmina de uma faca de mesa ou uma espátula reta.

Para medir ingredientes sólidos (manteiga, açúcar mascavo, vegetais picados, amendoim em grão ou amendoim moído, feijão, soja, grãos de milho, canjica, coco ralado, fermento biológico (fermento de pão), queijo ralado, bacon em cubos, azeitona picada, alho amassado etc):

Coloque o ingrediente na vasilha de medida, aos poucos, apertando, com o auxílio de uma colher, cada quantidade adicionada, eliminando os espaços vazios que possam se formar.
Nivele o ingrediente na borda da medida, como nos ingredientes secos acima.

Para medir líquidos, mantenha a vasilha de medida sobre uma superfície plana e observe as marcas existentes nas bordas.
Para medir hortaliças e frutas amassadas, não é necessário compactá-las na medida. Apenas nivele o conteúdo.
Tamanhos médios de formas para assar.

Forma retangular:
pequena: 30cm x 20cm
média: 38cm x 26cm
grande: 44cm x 30cm

Forma redonda:
pequena: diâmetro 22cm
média: diâmetro 26cm
grande: diâmetro 30cm

Utilize sempre as quantidades indicadas na receita.
Lembre-se que nem sempre a duplicação da receita resulta em produtos de mesma qualidade.

Siga todas as recomendações do preparo:
Inclusive os tempos, os instrumentos, os cortes dos ingredientes e, principalmente, a seqüência do preparo.
Respeite as temperaturas estabelecidas para o cozimento.
Temperaturas de forno:
Baixa 120 a 180ºC
Moderada (média)180 a 200ºC
Quente 200 a 230ºC
Muito quente 230 a 290ºC

Medidas e Equivalências

Líquidos:
1 xícara 240 ml. - 1/4 de xícara 60 ml.
1/2 xícara 120 ml. - 1 colher (sopa) 15 ml.
1/3 de xícara 80 ml. - 1 colher (chá) 5 ml.
Manteiga (ou margarinas e gorduras):
1 xícara-------- 200g. 1/3 xícara----------- 65g.
1/2 xícara----- 100g. 1 colher (sopa)---- 20g.
Se aposente do trabalho de adivinhação:
Compre 1 jogo de xícaras medidas e 1 jogo de colher medida.

Conjunto de colheres medidas contém 1 colher de sopa (15ml), 1/2 colher de sopa (7,5ml), 1 colher de chá (5ml) , 1/2 colher de chá (2,5ml) e 1/4 de colher de chá (1,25ml).

Conjunto de xícaras medidoras, tem marcações em relevo e oferece medidas como 1 xícara, 1/2, 1/3 e 1/4 de xícara.

Mediddas Gerais:
1 copo (americano) = 200 ml
1 xícara = 1 xícara de chá = 240 ml
1 xícara de manteiga = 200 g
200 g de manteiga = 10 colheres de manteiga
Sal e Pimenta do reino a gosto siguinifica a gosto e ao paladar de sua familia. Cuidado, salgar um pouco mais ao final de uma preparação é muito facil, tirar o sal, é praticamente impossível.

Dicas:

Leia sempre as dicas no final da receita antes de começar, algumas facilitam o preparo, algumas chamam a atenção para não haver erros, e outras dão opões de recheios que podem ser mais agradável ao seu paladar.


Para que as suas receitas saiam corretamente e façam sucesso é importante seguir algumas dicas.



Ler a receita inteira antes de começar a preparar.
Veja se tem todos os ingredientes.
Siga a risca as instruções.
Coloque todos os ingredientes a serem utilizados, já medidos corretamente no local que vai preparar.
Escolha a panela ou a forma com o tamanho correto para que não derrame o alimento e nem grande demais, pois pode prejudicar a sua consistência.
Se a receita pedir forno preaquecido é porque precisa estar quente, sendo assim é importante que acenda 15 minutos antes de ser usado. E se for pedido na hora é porque precisa ser aquecido lentamente.
Temperaturas de forno.
Coloque sempre a forma no centro do forno, assim ele assa todo por igual. É importante que o forno esteja sempre regulado para que o prato possa ter melhor resultado.

Nenhum comentário: