Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


sábado, 7 de março de 2009

dia da muie não a ce comemorado mas sim a ce refletido



[por mim mesmo]


U MUNDO TÁ CAMINHANO, NÃO SI SABE PRA ONDI. PUR CONTA QUI AS MUIEZADA TÁ MISTURANO AS COISA, ELAS QUEREM A TAR LIBERDADI, TRABAIÁ FORA, I TÃO SI ESQUECENDO DU PRÍNCIPIO FUNDAMENTAL DA MUIÉ: DEUS CRIO A MUIÉ PRA FAMIA, PRUS FIO, AO SAÍ PRA TRABAIÁ, AUTOMATICAMENTE, A IDUCAÇÃO DUS FIO É TERCERISADA, E ESSA TERCERIZAÇÃO SI TRANSFORMA EM UMA CORRENTI FACIR DI INTENDE, EXEMPLO:
-SÃO 3 MÃES; A PRIMEIRA, TERCERIZA PRA SEGUNDA, QUI TERCERIZA PRA TERCERA, MAIS GERALMENTI A TERCERA NÃO TEM CUNDIÇÃO DI TERCERIZÁ, U QUI ACONTECE? FILHOS SOZINHOS EM CASA A DEUS DARÁ, GERALMENTE CRIANÇA CUIDANDO DE CRIANÇA, DAÍ É UMA COMBINAÇÃO EXPLOSIVA, PORQUE CRIANÇA NÃO RESPEITA CRIANÇA, I QUEM VAI TÁ LÁ PRA ENSINAR O PRÍNCIPIO DE QUALQUER EDUCACÃO, QUI É O RESPEITO AO PRÓXIMO! ESSA COISA NÃO VAI DÁ CERTO, DAQUI A ALGUM TEMPO A MULHER VAI CER APENAS UMA FÁBRICA DE GENTE! FAIZ PÕE NO MUNDO I PRONTO.
É MUITO TRISTE VER QUI A FAMÍLIA ESTÁ ACABANDO POR CONTA DISSO!
ANTIGAMENTE OS PRÍNCIPIOS ERAM OTROS, CÊ TINHA EDUCAÇÃO, RESPEITO, AMOR, UNIÃO ENTRE PAIS E FILHOS, A MININADA DE HOJE NÃO SABE NEM DA BENÇA PRUS MAI VEI, TÁ FICANO INSQUISITO, NESSA ÉPOCA DI DIA DA MUIÉ SI FALA MUITO QUI A MUIÉ CONQUISTO ISSO, CONQUISTO AQUILO, CHEGO ALI, CHEGO AQUI, I ESQUECEM QUI ELA TA PERDENDO O PRINCIPAL, A RÉDIA DA FAMÍLA! É MUITO TRISTI U QUI TÁ ACONTECENO I NINGUÉM TOCA NU ASSUNTO. ENTENDO, VIROU UM COMODISMO GERAL, GRANDI PARTI DU FLAGELO HUMANO QUI TÁ ACONTECENDO HOJE É POR ISSO, IEU PEÇO:
-MUIÉZADA SI PÕE NU SEU LUGAR QUI AINDA A TEMPO, A MUDANÇA DO MUNDO DEPENDI SIM DE VOÇÊS! DEDIQUEM PELO MENOS 15 ANOS DI SUAS VIDAS AOS FILHOS, PRA NÃO CHORAR DEPOIS E FICAR SI PERGUNTANDO AAAII MEU DEUS ONDE FOI QUI EU ERREI? QUE QUI EU FIZ DE ERRADO?
GERALMENTE NA PORTA DE UMA DELEGACIA, DE UMA FEBEM, OU NO LEITO DE UM HOSPITAL, NÃO SOU MAXISTA SOU APENAS REALISTA, POR ISSO PRA MIM O TAR DIA DA MUIÉ NÃO É PRA SER COMEMORADO É PRA CER REFLETIDO!


[OBS] SI ESTIVER ERRADO POR FAVOR MI RESPONDAM]

Nenhum comentário: