O betacaroteno é um dos seus principais benefícios, pois tem propriedades antioxidantes e evita o aparecimento de tumores. A melhor maneira de aproveitá-lo é no cozimento, pois o calor permite uma absorção mais fácil do nutriente pelo organismo.Dica de quem entende
"A minha sugestão é o cozimento no vapor, pois os nutrientes não se perdem na água. Pode cozinhar em um tempo médio de 10 a 12 minutos, somente para ele ficar 'al dente' e não mole demais. Se cozinhar demais, seus nutrientes são inativados", recomenda Tâmara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular. Segundo ela, cozinhar o alimento em água faz com que parte do betacaroteno se perca, já que dificilmente a água do cozimento é aproveitada.
A cenoura também possui outras vitaminas que precisam de gordura para serem melhor absorvidas, como as vitaminas A, D, E, K e do próprio betacaroteno. "Nesse caso, regar uma salada de cenoura ralada com azeite é perfeito! No suco batido, acrescente l semente de oleaginosas como castanha-do- pará, amêndoas ou linhaça. No refogado, adicione um pouco de manteiga'.
Tomate
O grande benefício do tomate é o licopeno, uma vitamina que fornece a cor vermelha do fruto. Assim como a cenoura, o calor e a gordura facilitam a absorção desse nutriente antioxidante.Dica de quem entende
"Nesse caso, o cozimento prolongado é muito bem-vindo. A melhor forma de aproveitar o licopeno é fazer um molho de tomate caseiro batido no liquidificador com azeite e levar ao fogo até borbulhar", diz Tâmara.
Outra sugestão da especialista é consumir o tomate cru em forma de sopas frias, batido no liquidificador. "Esse procedimento também ajuda a liberar o nutriente. E como o fruto também é rico em outras vitaminas, deve ser consumido inclusive em saladas"
Nenhum comentário:
Postar um comentário