
Fonte: Jornal Diário de São Paulo - 04/02/2009 - caderno B, página 1
A resolução 3518 do Banco Central determina que os correntistas dos bancos têm acesso a serviços essenciais sem cobrança de tarifa.
Na prática, porém, os funcionários dos bancos dizem desconhecer esta determinação e há casos em que declaram que a instituição não o oferece, apesar de obrigatório.
A reportagem visitou o Itau, Bradesco, Santander, Real, Nossa Caixa, Caixa Econ.Federal, HSBC, Unibanco e Banco do Brasil. Somente no HSBC o atendente informou, após perguntado sobre as opções para quem quisesse abrir conta dos serviços essenciais. Nas demais, ou o funcionário alegou não ter conhecimento, ou que o banco não a oferecia ou a detalhou apenas após o repórter perguntar se a instituição tinha essa opção.
Veja quais são esses serviços:
Conta- corrente:
* 10 folhas de cheque por mês
* 4 saques no caixa ou no auto-atendimento
* 2 extratos por mês
* Consultas via internet
* 2 transferências entre contas do mesmo Banco
* Compensação de cheques
* Extrato anual com a tarifas cobradas
* Segunda via do cartão de débito, desde que não solicitada pelo cliente
Poupança:
* Cartão para movimentação
* Segunda via do cartão, desde que não solicitada
* 2 saques/mês no caixa ou terminais
* 2 transferências p/ cta. da mesma titularidade
* 2 extratos/mês
* Consultas via internet
* Extrato anual c/ as tarifas cobradas no ano
Procurado, O Banco Central informou que o cliente não satisfeito deve encaminhar a sua reclamação à Ouvidoria de seu banco. Se o caso não for resolvido deverá fazer sua denúncia no site abaixo. Se a reclamção proceder, o banco será punido:
www.bcb.gov.br/pre/portalCidadao/bcb/reclamacaoDenuncia.asp?idpai=PORTALBCB
Para o PROCON esta é uma obrigação do banco e não uma opção.
A resolução 3518 do Banco Central determina que os correntistas dos bancos têm acesso a serviços essenciais sem cobrança de tarifa.
Na prática, porém, os funcionários dos bancos dizem desconhecer esta determinação e há casos em que declaram que a instituição não o oferece, apesar de obrigatório.
A reportagem visitou o Itau, Bradesco, Santander, Real, Nossa Caixa, Caixa Econ.Federal, HSBC, Unibanco e Banco do Brasil. Somente no HSBC o atendente informou, após perguntado sobre as opções para quem quisesse abrir conta dos serviços essenciais. Nas demais, ou o funcionário alegou não ter conhecimento, ou que o banco não a oferecia ou a detalhou apenas após o repórter perguntar se a instituição tinha essa opção.
Veja quais são esses serviços:
Conta- corrente:
* 10 folhas de cheque por mês
* 4 saques no caixa ou no auto-atendimento
* 2 extratos por mês
* Consultas via internet
* 2 transferências entre contas do mesmo Banco
* Compensação de cheques
* Extrato anual com a tarifas cobradas
* Segunda via do cartão de débito, desde que não solicitada pelo cliente
Poupança:
* Cartão para movimentação
* Segunda via do cartão, desde que não solicitada
* 2 saques/mês no caixa ou terminais
* 2 transferências p/ cta. da mesma titularidade
* 2 extratos/mês
* Consultas via internet
* Extrato anual c/ as tarifas cobradas no ano
Procurado, O Banco Central informou que o cliente não satisfeito deve encaminhar a sua reclamação à Ouvidoria de seu banco. Se o caso não for resolvido deverá fazer sua denúncia no site abaixo. Se a reclamção proceder, o banco será punido:
www.bcb.gov.br/pre/portalCidadao/bcb/reclamacaoDenuncia.asp?idpai=PORTALBCB
Para o PROCON esta é uma obrigação do banco e não uma opção.
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