Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


sexta-feira, 28 de novembro de 2008

voçê sabia desses trem


*Curiosidades*

Aspirina
É da casca do salgueiro que vem o princípio ativo da aspirina. A salicina eo salicilato, extraídos dessa árvore, eram usados contra a cefaléia naMesopotamia, 3 mil anos a.C.No entanto, a aspirina foi patenteada pela indústria alemã Bayer em 10 deoutubro de 1897. O químico Felix Hoffmann, com a ajuda do professor HeinrichDreser, sintetizou o ácido acetilsalicílico para aliviar as dores reumáticasdoseu pai. O nome do remédio mais popular do século foi formado assim: "a" vemdeacetil; "spir" é a raiz do ácido epírico (substância quimicamente idênticaaoácido acetilsalicílico); e o "ina" é um sufixo que se adicionava ao nome detodos os medicamentos no final do século XIX.

Alka-Seltzer
No inverno de 1928, Hub Beardsley, presidente dos Laboratórios Dr. Miles,visitou uma redação de um jornal e viu que nenhum funcionário havia faltadopor causa da gripe que estava contagiando todos.Explicaram-lhe que eles tomavam uma combinação de aspirina e soda caustica.Beardsley pediu aos seus químicos para testarem a fórmula.O químico Maurice Treneer foi mais longe e criou o Alka-Seltzer 3 anosdepois.
Creme Nívea
Foi criado em dezembro de 1911 pela farmácia de manipulação do doutor OskarTroplowitz, que descobriu como unir água e óleo para hidratar a pele.O Eucerit, retirado da lanolina e combinado com óleos, água, compostos deglicerina, ácido cítrico e essências de rosas e lírios, formava o creme."Branco como a neve", foi batizado de Nívea e era comercializado numalatinha amarela. A embalagem ganhou a cor azul com letras brancas em 1925.Depois da Segunda Guerra Mundial, a marca Nívea foi expropriada.A partir de 1952, a empresa Beiersdorf iniciou uma longa jornada pelospaísespara readquirir os direitos sobre a marca.

Cotonetes
A idéia de uma haste com a ponta de algodão foi lançada nos Estados Unidospela Johnson & Johnson em 1921. No começo, o Wooden Applicator, uma haste demadeira com algodão em apenas uma das pontas, tinha o seu uso restrito ahospitais, na aplicação de remédios.Em 1947, o sucesso do produto fez a Johnson & Johnson lançar o Johnson'sCottonTipped Applicator, disponível para venda direta ao consumidor e indicadopara opúblico infantil.Em 1963, as hastes foram mudadas de madeira para plástico.
Channel Nº5
A partir do seu primeiro emprego, numa loja de chapéus, a francesa CocoChanel abriu as suas próprias lojas, tornando-se numa das mais importantesestilistas do mundo.O Chanel nº 5 é elaborado com uma mistura de 60 fragrâncias. O 5 era o seunúmero da sorte, tanto que Coco apresentou o produto no dia 5 de maio de1921.Mas foi Marilyn Monroe quem tornou o perfume um sucesso.Ao ser entrevistada, perguntaram o que vestia para dormir. Marilynrespondeu:"Apenas algumas gotas de Chanel nº 5".
Canivete Suíço
Sabendo que o exército do seu país importava canivetes alemães, KarlElsener abriu a sua fábrica em 1884.Os seus primeiros canivetes Victorinox foram entregues aos soldados suíçosemoutubro de 1891. Colocou o brasão do país para diferenciá-los dos alemães ebatizou o produto homenageando os seus pais, Victor e Victoria.Para ampliar o negócio e atrair utilizadores mais refinados, Elseneraperfeiçoouo canivete e, assim, surgiram os modelos com ferramentas: abre latas, chavedefendas, punção e saca-rolhas, serrote, alicate, abre garrafas, palito dedentes, pinça, gancho de pesca, lente de aumento e até uma pequena bússola.O produto popularizou-se depois da Segunda Guerra Mundial, com as unidadesmilitares americanas.Hoje, a linha para oficiais tem 100 diferentes combinações.
Caneta Bic
Marcel Bich, depois de trabalhar numa empresa de tintas durante a SegundaGuerra Mundial, em 1949, comprou uma pequena fábrica de canetasesferográficas. As canetas vazavam tinta e sujavam os dedos, mas faziamsucesso, e Bich decidiu investir no produto.Procurou o seu inventor, Ladislao "Laszlo" Biro, comprou a patente e iniciouafabricação da caneta Bic, cujo modelo é praticamente o mesmo até hoje.Atualmente, são vendidas 10 milhões de canetas por dia.

Barbie
A boneca mais famosa do mundo, lançada em 1958, foi inspirada em BarbieHandler, filha da americana Ruth Handler, fabricante de brinquedos.Ruth achava as caras das bonecas da época infantis demais e desenhou aBarbiecom um ar mais adulto. Ao lado do marido Elliot, que fabricava casas debonecas,em 1945 ela fundou a fábrica de brinquedos Mattel.Desde o seu lançamento, a boneca já vendeu mais de um bilhão de unidades. Setodas elas fossem colocadas em pé, umas sobre as outras, dariam mais de setevoltas ao redor da Terra.A cada dez segundos, uma boneca Barbie é vendida no mundo. Ken, o namoradodeBarbie, de 1961, também foi inspirado no filho do casal.

Kellogg's
Em 1860, os Adventistas do Sétimo Dia que foram para Battle Creek, Michigan,formaram uma comunidade que ficou famosa pelo seu estilo de vida ealimentação saudável.O adventista John Harvey Kellogg, depois de estudar medicina, voltou aBattleCreek e tornou-se diretor do centro de saúde.Percebeu, então, que as refeições vegetarianas eram muitos leves e ospacientes partiam após curta estadia.Kellogg e o seu irmão, Will Keith, começaram a criar novas e saborosasformas dealimentos. Preparavam no vapor e na pressão vários tipos de grãos e, assim,criaram uma variado menu vegetariano.No entanto, ainda faltava um pão de grãos integrais com pouco amido.Após muitas experiências, chegaram acidentalmente aos flocos de trigo.Depoissurgiram os flocos de arroz e os de milho (corn flakes).O tigre Tony, símbolo dos Kellogg's, foi criado em 1952 pela agência depublicidade americana Leo Burnett.

Jacuzzi
A Jacuzzi foi fundada no início do século XX por 7 irmãos, imigrantesitalianosque se instalaram nos Estados Unidos.A empresa era bem-sucedida fabricando hélices de avião e bombas de irrigaçãopara agricultura.Em 1956, uma pessoa da família precisou de um tratamento de hidroterapia. Osengenheiros da Jacuzzi adaptaram uma dessas bombas para ser usada numabanheira.E Roy Jacuzzi viu aí um bom negócio e colocou as banheiras de hidromassagemnomercado em 1968.

Harley-Davidson
Foi de um barracão na cidade de Milwaukee, Estados Unidos, em 1903, quesaiu a primeira moto batizada com o sobrenome dos seus criadores: odesenhista William Harley e o engenheiro Arthur Davidson. E era precisopedalar para pegar.Para a Primeira Guerra Mundial, a empresa recebeu do exército americano aencomenda de 20 mil unidades, algumas com metralhadoras.Na Segunda Guerra Mundial, voltou à luta: 90 mil motocicletas de 750cilindradasserviram as forças americanas.

Gillette
King Camp Gillette, em 1895, percebeu que para se barbear, apenas eranecessária a ponta da lâmina da navalha. Pensou então em fabricar uma lâminade aço pequena e descartável.Os industriais não acreditavam ser possível fazer uma lâmina pequena, de bomcorte e barata a ponto de ser deitada fora depois. Com a ajuda do mecânicoWilliam Nickerson, resolveram os problemas técnicosAssim surgiu a Gillette Safety Company, em 28 de setembro de 1901.A produção começou em 1903 e no primeiro ano foram vendidos 51 aparelhos e168 lâminas. Os negócios dispararam em 1905.Durante a Primeira Guerra Mundial, o governo americano encomendou 3,5milhões deaparelhos e 36 milhões de lâminas para os seus soldados. Nessa época, aempresajá vendia 1 milhão de aparelhos e 120 milhões de lâminas por ano.A Gillette lançou o conceito de 2 lâminas paralelas em 1971 e o Sensor, em1990.
Farinha Láctea Nestlé
Em 1867, Henri Nestlé, um químico alemão que morava em Vevey, na Suíça,descobriu um mercado emergente: o dos alimentos infantis.Começou a fabricar uma farinha nutritiva para crianças, à base de cereais eleite: a Farinha Láctea Nestlé. O nome Nestlé, em alemão, significa "pequenoninho".E foi justamente esse o símbolo da empresa, porque traduz o carinho da mãecomos filhos. A Nestlé, é a maior indústria alimentícia do mundo.

Fanta
Em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, quando a fábrica alemã daCoca-Cola deixou de receber o xarope usado no preparo do refrigerante, osdonos da fábrica tiveram de ir à procura de novos ingredientes e inventarama Fanta. O nome, escolhido pelos empregados da empresa, foi tirado dapalavra fantástica, que é parecida em muitas línguas.Entre 1945 e 1955, a marca Fanta foi usada apenas para não perder oregistro. Sófoi ressuscitada de verdade para o lançamento de um refrigerante de laranjacriado pela Coca-Cola italiana em abril de 1955. Fez sucesso e foiconquistandoo mundo, chegando aos Estados Unidos em 1959.

Donuts
Em 1946, os donuts do americano William Rosenberg faziam tanto sucesso queo horário do lanche das indústrias da região da Nova Inglaterra passou a serajustado ao seu itinerário.Para facilitar o consumo, o donut vinha envolto no açúcar e o café simples,semaçúcar, era servido numa caneca. Todos os clientes mergulhavam o doce nocaféantes de saboreá-lo. Os clientes satisfeitos insistiram para que ele abrisseuma loja. E assim formou-se a grande rede.As rosquinhas foram criadas no século XVI por padeiros holandeses, mas aindanãotinham o tradicional furo no meio. Isso só apareceu em 1847, criado pelomarinheiro americano Hanson Gregory.Essa criação valeu-lhe uma placa de bronze na sua cidade natal, Rockport.
Danone
Em 1919, o espanhol Isaac Carasso começou a fabricar iogurte com leitefresco num pequeno galpão depois de ouvir falar dos benefícios do alimento.Batizou-o de Danone, as primeiras letras do nome do filho, Daniel, unidas àpalavra inglesa one, pois o menino era o primogénito. O negócio prosperoupor Espanha e, em 1932, Daniel Carasso montou uma fábrica em França.Daniel era judeu, e, quando estourou a Segunda Guerra Mundial, foi obrigadoaexilar-se nos Estados Unidos. Lá fundou a Dannon Companny.Nesse período, as fábricas francesa e espanhola tinham ficado com pessoas deconfiança e, quando Daniel voltou à Europa, em 1952, reassumiu o controle.

Playboy
Em 1953, aos 27 anos, o americano Hugh Hefner era diretor de circulação darevista Children's Activities. Ele acreditava que havia mercado para umarevista de jovens adultos, mas as publicações masculinas eram sobre caçadas,armas, carros, etc., e ignoravam os assunto que mais preocupava os homens:mulheres.Por 500 dólares, comprou os direitos de fotos que Marilyn Monroe tirou paraumcalendário no início de carreira, emprestou dinheiro com amigos e parentes ecriou uma revista. O nome seria Stag Party (em português, farra) e osímbolo,um veado a fumar e à espera de uma companhia feminina.Na véspera do lançamento, porém, Hefner descobriu que havia uma publicaçãocomesse nome.Pensou em vários outros - Top Hat, Bachelor, Gentlemen - até que um amigosugeriu Playboy, nome de uma fábrica de carros falida. E Hefner encomendouaodesenhista Arthur Paul uma nova mascote.O coelho foi adoptado e hoje é uma marca mundialmente conhecida. Em outubrode1953, dos 69.500 exemplares do primeiro número, 54.175 foram vendidos.

Ovomaltine
O químico suíço Georges Wander pesquisava de um complemento alimentarnutritivo e forte e interessou-se pelo extrato de malte, obtido da cevada. Asua morte fez com que o seu filho, Alberto, continuasse as pesquisas.Em 1904, Alberto Wander criou a fórmula do Ovomaltine, com extrato de maltedecevada, ovos, leite integral, cacau, vitaminas e sais minerais. Dois anosdepois, começou a produzi-lo na cidade de Berna.

Nescafé
Nos anos 30, houve uma superprodução de café e os preços do produto nomercado internacional desceram bastante.O Brasil, o maior produtor da época, entrou numa crise séria. Entre 1931 e1938,foram destruídas 65 milhões de sacas de café. Então as autoridadesbrasileirassugeriram que a Nestlé, que já fabricava leite em pó, desenvolvesse um cafésolúvel. As pesquisas de Hans Morgenthales levaram 7 anos e o seu grandeméritofoi descobrir que se deveria acrescentar hidratos de carbono à matéria-primapara manter o aroma do café.A produção de Nescafé foi iniciada em 1939.

McDonald's
Ray Kroc vendia multimixers, máquinas que batiam 6 milk-shakes de uma sóvez. Em 1954, ele foi conhecer um pequeno drive-in de hambúrgueres queprecisava de 8 dos seus multimixers de uma só vez. Era o estabelecimento dosirmãos Dick e Maurice McDonald, onde as pessoas faziam fila para comprar umhambúrguer por 15 centavos ou uma porção de batatas fritas por 10 centavos.Krok imaginou que se os McDonald abrissem mais 10 estabelecimentos, elepoderia vender 80 multimixers.Os irmãos já tinham vendido franquias, mas muitas não mantinham os padrões eprejudicavam a imagem do estabelecimento.Mesmo assim, Kroc convenceu-os a abrir novas lojas. Partiu para Chicago comuma planta do restaurante, uma receita para as batatas fritas e um contratoque lhe dava permissão para encontrar novos locais para as filiais. Uma dasúnicas exigências era a de que todos os restaurantes deveriam ter aaparência exacta daquele de San Bernardino.A primeira loja, aberta em abril de 1955, em Des Plaines, Illinois, foi umgrande sucesso. Em 1957, eram 37 estabelecimentos. A dedicação de Kroc aosestabelecimentos era total, e logo se cansou da letargia dos irmãosMcDonald.Comprou a companhia com 2,7 milhões de dólares vindos de um investidor.Na década de 60, os estabelecimentos ganharam lugares para se sentar. Osistema drive thru apareceu no início dos anos 70.Ronald McDonald, símbolo da rede, foi criado em 1963.

Levi's
Levi Strauss chegou aos Estados Unidos em junho de 1847. Foi trabalhar paraos seus irmãos mais velhos, vendendo tecidos e objectos domésticos emKentucky. Dois anos depois, partiu para a Corrida do Ouro, na Califórnia.Vendeu todos os seus pertences, mas não conseguiu desfazer-se de uns rolosde lona. Quis vendê-los como material para tendas ou para cobrir carroças,mas as pessoas queriam calças resistentes.Em 1850, contratou um alfaiate e transformou a sua lona em macacões, queforamvendidos rapidamente. Logo abriu uma pequena confecção de calças em SanFrancisco. E quando Levi trocou a lona pelo serge de Nimes (tecido deNimes),mais resistente e durável, tingiu-o com índigo.Os americanos, que chamavam o tecido de denim, passaram a chamar a calça deLevi's blue denim ou blue jeans. Na década de 1860, o alfaiate Jacob Daviscolocou rebites para reforçar os bolsos que se rasgavam. Levou abem-sucedidaideia para Levi e tornaram-se sócios.O número 501 marcava o lote de tecido das primeiras calças jeans de que omundo teve notícia. Por isso, o modelo foi chamado de Levi's 501.
Lego
O carpinteiro dinamarquês Ole Kirk Christiansen começou a fabricar, em1932, carrinhos de madeira artesanais para o seu filho, Godtfred. Depoispassou a fazer brinquedos desmontáveis até criar, em 1942, as primeiraspecinhas de plástico para encaixar. A palavra Lego vem da expressão leggodt, que significa "bem jogado".

Lacoste
Em 1927, o tenista francês René Lacoste foi o principal responsável pelaprimeira vitória francesa na Taça Davis e coleccionou títulos nos famosostorneios de Roland Garros, Wimbledon e Forrest Hills. Ele usou a figura deum crocodilo como brasão num blazer azul-marinho e numa camisa de mangascurtas, com gola e botões que iam até ao pescoço, desenhados por ele mesmo.O uniforme inusitado apareceu pela primeira vez no Torneio Aberto dosEstados Unidos. Dois anos depois, ele abandonou os courts por causa de umatuberculose e dedicou-se totalmente aos negócios da sua marca.

Kodak
O americano George Eastman, inventor do filme em rolo, revolucionou omercado em 1888 criando uma máquina fotográfica simples, leve e barata.Ela foi baptizada de kodak, nome curto e fácil de ser pronunciado emqualquerlíngua. Ao terminar o filme, o cliente deveria levar a máquina até ao localem que a havia comprado para que ele fosse retirado. As fotos eram reveladase entregues em 10 dias.Com o slogan "Aperte o botão que nós fazemos o resto", 90 mil máquinas kodakforam vendidas no primeiro ano.

Kleenex
Quando houve falta de algodão no mercado, em 1914, a Kimberly-Clark,fabricante de papel, criou um substituto macio e absorvente: o cellucotton.Durante a Primeira Guerra Mundial, foi bastante usado como filtro paramáscaras de gás e em hospitais e pronto-socorros dos Estados Unidos e daEuropa. Com o fim da guerra e da escassez do algodão, a Kimberly-Clarkprocurou novas maneiras de vender a sua criação.Em 1929, lançaram os lenços de papel Kleenex com a caixa pop up (ao puxarumafolha, parte da próxima sai da caixa). Uma pesquisa indicou que, em vez deusarem os lenços para remover cremes e maquilhagem, as pessoas usavam-noscomolenço de nariz.A publicidade do Kleenex foi mudada e o seu slogan dizia: "Não ponha umresfriado no seu bolso".
Relógios Swatch
Os engenheiros Elmar Mock e Jacques Muller procuraram Ernst Thomke,director-gerente da companhia de relógios ETA, na Suíça, para apresentar oprimeiro protótipo de um relógio de plástico.Era 1 de julho de 1980. Naquela época, a indústria de relógios suíçaatravessavauma séria crise por causa dos fabricantes asiáticos, que ofereciam relógiosapreços baixos. Em 1 de março de 1983, o Swatch (abreviatura de Swiss watch,relógio suíço) foi lançado. Era um relógio de alta precisão e qualidade, àprova de água e choque, por um preço bastante acessível.

Ray-Ban
Conta-se que os óculos escuros foram inventados pelos chineses no séculoXIII. A Bausch & Lomb, primeira empresa óptica americana, foi fundada em1850 por dois amigos, J.J. Bausch e H. Lomb.Em 1920, a Força Aérea dos Estados Unidos fez uma encomenda: produzir umaprotecção ocular para os seus pilotos de caça, que enfrentavam sériosproblemasde visibilidade. Depois de dez anos de pesquisa, apresentaram óculos comlentesverdes, que reflectiam os raios solares.Somente em 1936 a novidade foi baptizada de Ray-Ban e começou a ser vendidaaogrande público

Rolls-Royce
Rolls-Royce, o carro mais cobiçado do mundo, surgiu da união entre omecânico Henry Royce e o aristocrata Charles Stewart Roll, vendedor deautomóveis. Henry projetou um carro revolucionário e convenceu Charles aconhecê-lo. Era maio de 1904.Na oficina de Henry, Charles não gostou do motor de 2 cilindros até perceberqueo carro era silencioso. Depois de um passeio, Charles fez a proposta:criaram aRolls-Royce, assegurando o direito de exclusividade na venda de toda aprodução. A parceria durou 6 anos. Charles morreu num acidente de avião em1910.Depois da morte de Henry, em 1933, a plaqueta com as letras RR queidentifica amarca passou a ter fundo preto, em vez do vermelho original.A estatueta A Dama Voadora, que fica na frente do carro, foi criada em 1910peloescultor inglês Charles Sykes

Post-It
Em 1968, Spencer Silver, cientista da 3M, pesquisava um adesivo muitoaderente, quando alguma coisa deu errada. O resultado foi um adesivo fraco,que aderia levemente à superfície em que era colocado.Silver espalhou a notícia na esperança de encontrar alguém que pudesseutilizaro seu invento.Enquanto isso, Art Fry, outro químico da 3M e membro de um coro de igreja,não conseguia manter presas as tiras de papel que utilizava para marcar aspáginas das músicas.Lembrou-se então do adesivo descoberto pelo colega. Os dois perceberam quehaviam descoberto um conceito totalmente novo em blocos de recados.Enquanto o adesivo era aperfeiçoado, Art Fry enviava amostras às secretáriaseexecutivos da 3M. Todos solicitavam mais.Em 1980, os blocos de recados Post-it chegaram ao mercado.

Polaroid
O físico americano Edwin Land estava a tirar fotos à filha de 5 anos, quandoelaperguntou: "Porque é que não podemos ver estas fotos agora?"Ele percebeu que aquele era o mesmo desejo de muitos fotógrafos amadores.Dessemodo, em 1948, ele criou a máquina Polaroid, capaz de produzir fotosinstantâneas sem o negativo sair do aparelho.O negativo é revelado com produtos químicos libertados logo que a foto étirada.Eles transportam sais de prata para uma folha de papel 10 segundos depois doclic.

Playmobil
Hans Beck, chefe de criação da Geobra-Brandstatter, da Alemanha, recebeu em1970 a missão de criar um brinquedo totalmente inovador. Depois de 4 anos deinvestigação, apresentou os pequenos personagens da família Playmobil,produzidos num plástico bastante resistente, que transformaram a empresa nomaior fabricante de brinquedos do país.
Pizza Hut
A cadeia americana foi criada pelos irmãos Dan e Frank Carney, no Kansas,em 1958. A primeira loja parecia uma cabana - ou, em bom inglês, hut. Grandeparte dos restaurantes segue o padrão do telhado vermelho, o símbolo daempresa que faz lembrar a cabana dos velhos tempos.A Pepsi comprou o negócio em 1978.

Pepsi
O americano Caleb Bradham, farmacêutico de New Bern, na Carolina do Norte,em 1898, criou um refrigerante chamado Brad's Drink. Segundo o inventor, abebida era revigorante, rejuvenescedora e ajudava na digestão.O novo nome, Pepsi-Cola, veio dos seus principais ingredientes (pepsina enozesde cola).Foi usado pela primeira vez em 28 de agosto, mas Bradham só registrou amarca em 1902.

Parmalat
O italiano Calisto Tanzi tinha 21 anos quando o seu pai morreu e ele foiobrigado a cuidar da fábrica de presunto da família, em Collechio. Até queresolveu inovar e investir no leite. Criou a marca Parmalat em 1962: juntouo nome de sua cidade natal (Parma) com a palavra leite (latte, em italiano).

Parker
George Parker, jovem professor de telegrafia de Wisconsin, EUA, criou umnovo modelo de caneta em 1888. A revolucionária Parker 51, com a penaembutida, que fazia a tinta secar no instante em que tocava o papel.Durante 1940, a Parker americana decidiu testá-la no mercado brasileiroantes desoltá-la para o resto do mundo.Cinco anos depois, seria com uma delas que o general Eisenhower assinaria aaceitação da rendição alemã na Segunda Guerra Mundial.

Singer
O americano Isaac Merritt Singer entrou para a história em Boston no ano de1852: foi o primeiro a produzir e comercializar uma máquina de costura deuso doméstico. Ao observar algumas máquinas em ação, Singer propôssubstituir a agulha curva por uma reta e fazer a laçadeira mover-se emvai-e-vem (e não em círculos).A grande vantagem da máquina de Singer era permitir costuras em qualquersentido, não só em linha reta.

Rolex
Em 1905, depois de estágios em relojoarias da Suíça, o alemão Hans Wilsdorffundou com seu cunhado a Wilsdorf & Davis. Sediada em Londres, a empresamontava e distribuía relógios com mecanismos suíços.Menos de um ano depois, a Wilsdorf & Davis passou a produzir relógios depulso.Em 1908, Wilsdorf baptizou os seus relógios de Rolex, nome facilmentepronunciável em todas as línguas europeias. Somente em 1925, depois de umagrande campanha publicitária, ele lançou a "coroinha", logotipo do Rolex.O Rolex Datejust, de 1945, foi o primeiro relógio de pulso a exibir datas nomostrador.

SADIA
A marca foi criada por seu fundador Attilio Fontana. O primeiro frigoríficose situava na região de Concórdia, no Estado de Santa Catarina. O nome foicomposto a partir das iniciais SA de "Sociedade Anônima" e das três últimasletras da palavra "Concórdia", DIA, a partir daí SADIA se tornou marcaregistrada em 1947.

TEFLON
O teflon, foi descoberto quando se abriu um caminhão que transportavatetrafluoretileno, uma substância gasosa refrigerante, e se percebeu que nãohavia mais gás algum escapando de dentro do tanque.Um químico da indústria americana Du Pont, depois de determinar que nãohouverafalha na válvula do tanque, resolveu por curiosidade serrar o tanque einvestigar seu interior.Descobriu então que se formara um pó branco ceroso, resultado da combinaçãodas moléculas do tetrafluoretileno, num processo de polimerização. Atravésde análises posteriores, descobriu-se que este novo polímero tinhapropriedadesnotáveis. Era inerte a ácidos, álcalis e calor e extremamente escorregadio.Por estas propriedades, o produto foi aprimorado e passou ser empregado emdiversos segmentos da indústria.

SUTIÃ
Foi uma nova-iorquina quem criou o moderno sutiã em 1913. Cansada decorpetes de ossos de baleias e dos espartilhos, Mary Phelps Jacob, com aajuda de sua empregada francesa, montou sua invenção usando dois lenços efitas cor-de-rosa.Criou uma peça macia e que sustentava os seios com firmeza, o protótipo dosutiãmoderno.................................................

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