Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


sábado, 8 de agosto de 2009

Fotos Falsas Através da História



Serpente do Mar:
Encontrada na praia de Ballard, Washington, em 1906. Era só um tronco de árvore, mas enganou muita gente na época.



"Silent City":
Feita em 1885, seu fotógrafo alegou estar tirando fotos de uma geleira no Alaska, quando fotgrafou uma região com névoa. Após revelar a foto ele percebeu que havia uma cidade escondida na névoa, que ele chamou de "Silent City" (será que Silent Hill é uma homenagem?). Além de vender milhares de cópias da foto, excursões foram montadas para procurar a cidade. Na verdade a foto é a cidade de Bristol, na Inglaterra, em uma spuerposição.
Meninas e Fadas:
Uma das mais famosas foto-montagens do mundo, essa série de fotos mostrava garotas interagindo com fadas. Entre 1917 e 1920.
Homem-Gorila Venezuelano (Hugo Chavez ?):
O geologista suiço François de Loys dizia ter encontrado e matado em "meio-homem, meio-macaco" na Venezuela, em 1920.
Morte no Ar:
Fotografada durante a primeira grande guerra e publicada em 1933, a farsa só foi descoberta em 1984. O avião é apenas um modelo de brinquedo em um fundo de céu.
Hitler Bebê (foto da esquerda):
Publicada em 1930, dizia-se que era uma foto de Adolph Hitler ainda bebê. Em 1937 uma dona de casa a reconheceu como sendo uma foto adulterada de seu filho (a direita).

Monstro do Lago Ness:
Essa é clássica. Foto feita por um médico britânico em 1934, espalhou-se pelo mundo. É provavelmente a mais famosa foto-falsa do mundo. Apenas em 1994 descobriu-se a farsa. O "monstro" é um brinquedo submarino com cabeça de serpente.
The Brown Lady of Raynham:
Fotos de fantasmas são bastante comuns, mas essa é considerada clássica, provavelmente a primeira a ser feita. É chamada "The Brown Lady of Raynham" e representaria Lady Townshend, que teria morrido nas mãos do próprio marido. Acredita-se que é a superposição de duas fotos.

O Jackalope:
O jackalope seria uma espécie de coelho com chifres, bastante agressivo, as vezes chamado de "coelho guerreiro" ("warrior rabbit"). As fotos do jackalope foram bastante comuns no oeste americano.
Pé-Grande:
Parte da filmagem feita pela dupla Patterson/Gimlin na Califórnia em 1967, mostra o que seria feita uma fêmea pé-grande caminhando próximo a um rio. Dizem que quem "fez" a criatura seria John Chambers, que trabalhou na criação dos macacos do filme Planeta dos Macacos (também de 1967).
Desaparecidos em Ação:
Foto de julho de 1991, mostraria 3 pilotos americanos abatidos durante a Guerra do Vietnã segurando um sinal que mostrava a data de 25/05/90. A idéia era de que os três estavam vivos em algum lugar do Cambodja. Uma pessoa desse país exigiu 2 milhões de dólares para libertar os três. Mas a foto era apenas uma montagem sobre uma foto de fazenmdeiros russos de 1923 (abaixo):




pensador.info
assine o feed do goiano e fique atualizado click aqui
leia o artigo de como assinar um feed aqui

veja também

na idades media não existia banheiro nem privada e ai como era feito as nesecidades nas cidades e castelos
NUNCA SE ESQUECA D DAR A SETA!....Putz
TEM PISCINA EM CASA?!
FOTO DA PEÇA DO CARRO DO RUBINHO QUE ACERTOU FELIPE MASSA
PORQUE O QUEIJO LIGHT É MAIS CARO
conheça a cerveja colorida lançada pelo japoneses
cuidado ao Aquecer água em forno de microondas:
Alimentação:Inclua os alimentos anti barriga na dieta
visite o orkut do goiano clik aqui
e conheça um pouco mais de seu amigo
coloque o gadget do goiano na sua pagina inicial do google vai fica chique di mais da conta uai sô
Add to Google

Um comentário:

Unknown disse...

Algumas dessas fotos realmente são falsas, tipo a da menina com as fadinhas, etc. Mas a de Patterson e Ginli do Pé Grande, a BBC e a Discovery Channel já comprovaram que definitivamente não é falsa. Não pode ser, devido á forma e a velocidade com que a criatura anda. Nenhum ser humano consegue andar assim.