Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


sábado, 2 de maio de 2009

A verdade sobre as dietas de mentira

Psiu: quarqué erro qui oceis notá, num arrepára não!
===============================
so inganação fica isperta[o]
=======================
vo morre i num vo intende a cabeça principarmente da muiezada,passa fome,dexa di cume uns trem gostoso,dexa di toma uma bibidinha gostosa,so pra magrece uns quilim num dianta nada sabe purque. purque vçs faiz tudo errado tem u jeito certo prece trem si não sabe que qui vai acontece,daqui uns dia invez di muie nois vai te e um monti de sanfona veia disafinada,num tem base um trem desse so jesuis na causa.
================================

Você abre a internet e lá vem uma enxurrada de dietas. Aparece de todo lugar e não há como resistir: além de propor grande perda de peso em pouquíssimo tempo, parecem surgir de instituições famosas, como é o caso da USP.

O mais surpreendente é que, apesar de famosa entre as mulheres, os supostos autores nem imaginam de o­nde surgiu. Dá pra entender? Para não cair em ciladas, fique de olho em dietas que...

... funcionam à base de um tipo de alimento

São radicais, dispensam um ou mais nutrientes essenciais para a saúde, como proteínas, carboidratos, vitaminas ou gorduras. Com baixíssimas calorias(no máximo, 500 por dia) e alta deficiência nutricional, elas emagrecem no começo. Além disso, pode provocar intolerância em relação ao grupo de alimento escolhido como emagrecedor.

A dieta do sopão, por exemplo, combina salsão, pimentão, cebola e repolho, promete a perda de até 5 quilos em uma única semana – só com sopa, até mesmo no café da manhã. Da mesma forma funciona a dieta das frutas. Um dia só comendo melancia, no outro laranja, depois pêra, pode resultar em um tremendo “abacaxi”.

É que a frutose, o açúcar da fruta, também engorda, e ainda pode desencadear uma compulsão. Evite problemas e siga uma reeducação alimentar e um programa de exercícios. Procure a ajuda de um profissional adequado, se achar necessário.

... prometem milagres à base de shakes

Apesar de serem balanceados nutricionalmente, com a quantidade suficiente de carboidratos, gorduras, proteínas e vitaminas, os shakes foram elaborados para substituir apenas uma refeição por dia. Traduzindo: se você se alimentar apenas de shakes, emagrecerá(já que cada uma tem cerca de 500 cal), mas logo seu organismo dará sinais de carência nutricional. Para um resultado duradouro, deve seguir também uma dieta equilibrada.

... dizem sim a alimentos muito calóricos

A mais conhecida é a dieta de Beverly Hills, elaborada por Judy Mazel, guru das estrelas. O princípio parece simples: é baseado na combinação de alimentos que purificam o organismo e queimam gordura. Durante dez dias, a compensação é feita com frutas(um dia, só pode abacaxi; no outro, só melão).

Aos poucos, você vai introduzindo outros alimentos – mas é só no 20º dia que pode comer proteínas e finalmente ceder às tentações da carne. Além de não ter fundamento nutricional por excluir grupos alimentares importantes, esta dieta deixa o corpo enfraquecido, provocando acidez gástrica e aparecimento de aftas, anemia e herpes.

... duram dez dias ou menos

Elas até dão um impulso inicial, mas não induzem a verdadeiras mudanças nos hábitos alimentares. Isso significa que assim que voltar a comer como antes, engorda tudo de novo.

mio coisa qui oçê faiz e cume mais cume certo.

si quise comenta comenta aqui mesmo e mais facir.



Nenhum comentário: